O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro

Vanice da Silva Pereira dos Santos, Bruna Lucila de Gois dos Anjos, Gabrielle Cotrim D'Alecio

Resumo


O relato versa sobre a formação de professores de sociologia e a relação com os programas de formação de professores inicial e continuada, tais como: o Programa de Iniciação à docência (PIBID) e o Programa de Residência docente do Colégio Pedro II (PRD -CPII). Tais são experiências restritas ao estado do Rio de Janeiro e com três professoras da Rede Estadual de Educação deste território. O objetivo do trabalho é compreender como essas políticas públicas voltadas para a formação de professores contribuíram para a construção do conhecimento escolar da disciplina, e como interferem na formação destes docentes. O quadro teórico metodológico desse estudo conta com o autor inglês Ivor Goodson, que afirma a centralidade dos docentes nas decisões referentes ao currículo e ao ensino, com Bernadete Gatti, que reflete sobre os impactos das políticas de formação docente no Brasil, e com Mario Bispo dos Santos que investiga o PIBID de Ciências Sociais/Sociologia. Assim, será demonstrado como o investimento dessas políticas públicas traz um novo status ao professor da educação básica no processo de formação de novos docentes, e discutiremos sobre as características específicas dessas políticas públicas que fortalecem o processo de formação de novos docentes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i27.3342

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

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