O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro
Resumo
O relato versa sobre a formação de professores de sociologia e a relação com os programas de formação de professores inicial e continuada, tais como: o Programa de Iniciação à docência (PIBID) e o Programa de Residência docente do Colégio Pedro II (PRD -CPII). Tais são experiências restritas ao estado do Rio de Janeiro e com três professoras da Rede Estadual de Educação deste território. O objetivo do trabalho é compreender como essas políticas públicas voltadas para a formação de professores contribuíram para a construção do conhecimento escolar da disciplina, e como interferem na formação destes docentes. O quadro teórico metodológico desse estudo conta com o autor inglês Ivor Goodson, que afirma a centralidade dos docentes nas decisões referentes ao currículo e ao ensino, com Bernadete Gatti, que reflete sobre os impactos das políticas de formação docente no Brasil, e com Mario Bispo dos Santos que investiga o PIBID de Ciências Sociais/Sociologia. Assim, será demonstrado como o investimento dessas políticas públicas traz um novo status ao professor da educação básica no processo de formação de novos docentes, e discutiremos sobre as características específicas dessas políticas públicas que fortalecem o processo de formação de novos docentes.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i27.3342
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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
ISSN 1983-0076
Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II
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