O perfil socioeconômico dos estudantes do CEFET/RJ antes e depois do sistema de cotas raciais e sociais

Valena Ribeiro Garcia Ramos, Caroline Araújo Bordalo, Márcia Menezes Thomaz Pereira

Resumo


Neste artigo, são apresentados os resultados parciais de uma pesquisa quantitativa, realizada no âmbito do projeto de iniciação científica “Juventude (s) e os sentidos atribuídos ao universo da escola e do trabalho”, sobre as mudanças no perfil socioeconômico e demográfico dos estudantes do ensino médio e técnico do campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), depois do sistema de cotas sociais adotado em 2013. Dentre as mudanças identificadas foi observado que os estudantes pretos que ingressavam na instituição antes das cotas pertenciam as faixas salarias médias e altas. Ao passo que, depois das cotas, o perfil de renda deste segmento se modificou, estando os estudantes pretos ingressantes nas menores faixas salariais. No que se refere a idealização do projeto de escolarização pelos jovens, a finalização do curso profissionalizante de nível médio, mesmo com a mudança do perfil dos estudantes, continua a ser visto como uma etapa importante para a conquista do diploma universitário.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i27.3341

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

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