Interseções entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as Ciências Sociais: panorama das pesquisas na área de Sociologia
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a abrangência das pesquisas sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvidas na área de concentração Sociologia por meio de um levantamento e da análise das produções realizadas nos programas de pós-graduação stricto sensu entre os anos de 2003 e 2016 que se encontram disponíveis na base de dados do catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, utiliza o estado do conhecimento enquanto perspectiva metodológica, assim foram inventariadas vinte e duas produções, posteriormente divididas quantitativamente e categorizadas. Considerando que o tema das políticas públicas foi o mais recorrente nas categorizações temáticas, apresentamos uma análise qualitativa das produções, apontando as principais tendências e as tensões das pesquisas. Os resultados apontam que as produções em EJA mantêm intersecções com diversos objetos de pesquisa no campo da Sociologia, sobretudo nas interfaces entre Sociologia e educação.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i27.3340
Apontamentos
- Não há apontamentos.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
ISSN 1983-0076
Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II
URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br
E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com