O contexto da campanha da FEMECS pela Sociologia na Educação Básica: entrevista com Marcio Malta

Roberto Mosca, Vinicius Mayo, Camila Lamarão

Resumo


Entrevista concedida, como as demais que integram o presente número de Perspectiva Sociológica (nº 27), como parte do resgate da memória de fatos e passagens relacionados ao processo de aprovação do PL 09/00 no Senado Federal, em 2001, e ao posterior veto de Fernando Henrique Cardoso. Os relatos jogam luz sobre este momento marcante da luta pela reinserção da Sociologia no currículo da Escola Básica. São seis depoimentos de cientistas sociais que se engajaram na campanha pela aprovação do projeto quando eram estudantes e participavam da Federação do Movimento Estudantil de Ciências Sociais (FEMECS). A presente entrevista é um depoimento de Marcio Malta, professor de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os depoimentos fazem parte de uma série de entrevistas realizadas em 2015, através de uma pesquisa iniciada no mesmo ano, no âmbito do Laboratório Lincoln Bicalho Roque, localizado no Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II. A iniciativa foi contemplada no edital de projeto de iniciação artística e cultural lançado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) do Colégio Pedro II e desenvolvida pelos professores Roberto Mosca Junior e Vinicius Mayo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i27.3336

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

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