A escola e a arte de rua: uma experiência no CPII Caxias
Resumo
Neste artigo, apresento um relato de experiência vivida no Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias com estudantes do ensino médio. O projeto de Iniciação Artística e Cultural, voltado para o estudo das manifestações da arte urbana na Baixada Fluminense, foi desenvolvido ao longo dos anos 2018 e 2019 em parceria com a professora de artes visuais. Um dos principais objetivos do trabalho foi o de promover uma aproximação entre a escola e a arte de rua, gerando reflexões sobre a construção coletiva dos espaços urbanos. Nesse sentido, manter contato com artistas que atuam em diferentes vertentes da arte de rua no entorno da nossa escola e acompanhar e promover eventos relacionados ao tema dentro e fora do espaço escolar foram estratégias fundamentais, além da realização de entrevistas e de registros audiovisuais. Os desdobramentos de nosso aprendizado com esse projeto no que diz respeito ao fortalecimento da autonomia dos estudantes e das possibilidades de se experimentar viver a arte de rua dentro da escola são aspectos centrais nesse relato, que aponta para a possibilidade de produção coletiva do conhecimento no espaço escolar e para a possibilidade da construção de pontes que nos levam além dos muros da escola, em busca da arte, da cultura e da troca de saberes.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i26.3086
Apontamentos
- Não há apontamentos.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
ISSN 1983-0076
Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II
URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br
E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com