Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico

Barbara Fontes

Resumo


Chegamos à 26ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia no final desse difícil, triste e enlutado ano de 2020. Infelizmente, muitas das questões e incertezas trazidas no nosso editorial de julho ainda permanecem tanto no que se refere à educação quanto às políticas públicas para esse cenário pandêmico. Além de todos os desafios decorrentes do aumento da precariedade das condições de vida de muitos brasileiros e brasileiras, temos que lidar com angústias relacionadas ao medo do contágio pela COVID-19, à falta de um plano consistente de vacinação quando temos quase 200 mil mortos somente no Brasil e, não menos problemático, a um negacionismo em relação à ciência.

Nesse cenário angustiante e delicado, publicações como a nossa e a Sociologia como disciplina escolar possuem grande importância para a desconstrução de determinados sensos comuns e para a compreensão das etapas e do rigor que caracterizam o conhecimento científico. Isso posto, esta edição, intitulada Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico, traz em suas diversas seções reflexões pautadas pelo conhecimento da tríade das Ciências Sociais sobre temas muito presentes no senso comum, como família, direitos humanos, violência e arte de rua.

 

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i26.3083

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com