Contribuições dos estudos de gênero para a abordagem da família na sociologia escolar

Márcia Menezes Pereira

Resumo


Este texto tem o objetivo de contribuir para o trabalho de professoras e professores que atuam com o ensino da sociologia escolar, através da apresentação de possibilidades de abordagens teóricas sobre a temática da família em sala de aula. Para isso, o texto busca sintetizar algumas contribuições do campo dos estudos de gênero, a partir, principalmente, das reflexões das cientistas políticas Flávia Biroli (2014; 2017) e Nancy Fraser (2016), bem como da antropóloga Cláudia Fonseca (1995). Ao colocar a família no centro privilegiado da reflexão teórica, a perspectiva feminista nos estudos de gênero busca desestabilizar a dicotomia entre esfera pública e esfera privada, lançando luz sobre os desdobramentos dentro e fora do ambiente familiar que tal dicotomia promove, fomentando discussões sobre as relações sociais de gênero em nossa sociedade. A produção dos estudos de gênero sobre família mostra-se fundamental à racionalização da vida social em vista não apenas do entendimento das relações sociais, mas, sobretudo, em vista da contribuição para superação de injustiças, violências e desigualdades vividas dentro e fora da família. 

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i26.3073

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

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