A representação da mulher na cultura geek: o que pensam os e as estudantes do ensino médio integral?

Fábio Ortiz Goulart, José Endrew Vieira Maio, Julia Oliveira, Tânia Baldez

Resumo


O presente texto busca trazer os resultados de uma pesquisa sobre a percepção de estudantes do ensino médio integral de uma escola pública acerca da representação da mulher em produtos da cultura geek (filmes, séries, jogos eletrônicos, desenhos animados, histórias em quadrinhos). A pesquisa foi realizada como parte das atividades de um clube de ciências montado na escola. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi um questionário, dividido em duas partes: a primeira abordando questões gerais de cultura geek, enquanto a segunda abordou questões relativas à presença da mulher no meio geek. Os resultados, até o momento, demonstraram que os estudantes têm certa dificuldade em identificar a discriminação de mulheres no mundo geek, ao não perceberam a sexualização da mulher como um dos aspectos relacionados à discriminação e preconceito.


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i25.2705

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

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