Em defesa de uma Educação em Direitos Humanos: um balanço do LAEDH em seus cinco primeiros anos

Carlos Eduardo Oliva Rêgo, Silzane de Almeida Carneiro

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentarmos um balanço sobre o LAEDH – Laboratório de Educação em Direitos Humanos do Colégio Pedro II, que completou cinco anos de sua inauguração em novembro de 2019, a partir das atividades desenvolvidas pelo laboratório para além da sala de aula, em conexão não apenas com o ensino de Sociologia, mas voltadas especialmente para a Educação em Direitos Humanos (EDH). Após uma apresentação do que é o LAEDH e da justificativa para sua existência, indicaremos o que vem sendo realizado pelo laboratório desde sua criação e encerraremos com uma reflexão sobre a escola e a EDH, onde pretendemos demonstrar que a educação escolar, norteada pelas Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, deve estruturar um conjunto de orientações para a educação emancipatória, estimulando práticas e projetos na construção de sujeitos conectados com princípios éticos, que valorizem a diversidade, reconheçam as diferenças e contribuam para a redução da violência, desigualdade econômica e melhor distribuição de renda, entendendo a escola como um espaço indispensável à Educação em Direitos Humanos, devendo incluir em seus projetos políticos pedagógicos institucionais a formação política da comunidade escolar, o desenvolvimento da solidariedade e a valorização do bem comum.


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i25.2701

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

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