A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio

Gustavo Cravo de Azevedo, Jayme Karlos Lopes Reis, Juliana Sousa de Araújo Mochel

Resumo


A Lei nº 11.502/2007 (BRASIL, 2007) modifica as competências, a estrutura organizacional da CAPES e apresenta a educação básica - e a formação de professores - como prioridade nacional. Em 2017, tivemos a última divulgação dos documentos de área e da avaliação quadrienal da CAPES. Através da observação dos relatórios das áreas (1) Antropologia, (2) Ciência Política e (3) Sociologia, buscamos saber como a agenda da Pós-Graduação brasileira nessas áreas, expressa nos documentos, colabora na superação de desafios da educação básica como a formação de professores e a melhora da qualidade. Através de análise documental, o trabalho possuiu como foco principal a pontuação da produção acadêmica prevista na Ficha de Avaliação dos Programas voltada para a melhora da qualidade da educação básica, no geral, e para a Sociologia no ensino médio, em particular.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i25.2700

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

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