O uso de filmes em aulas de Sociologia

Bruno José Yashinishi

Resumo


O presente artigo propõe uma reflexão sobre o uso do cinema em sala de aula na disciplina de Sociologia para as séries do Ensino Médio. Com a relevância social que desenvolveu ao longo dos anos, o cinema tornou-se objeto das investigações sociológicas em vários aspectos, um deles é seu uso no processo educativo. Um filme pode ser tomado como recurso didático nas aulas de Sociologia ao passo que possibilita uma análise crítica e reflexiva sobre importantes aspectos da sociedade, ainda mais quando o seu uso nas aulas estabelece relação com os conteúdos sociológicos estudados na disciplina. No entanto, o professor que opte por utilizar essa fonte audiovisual em suas aulas deve preparar com antecedência um roteiro específico para esse tipo de abordagem. Sendo assim, o artigo trará algumas reflexões sobre a relação entre Sociologia e cinema, sobre o uso de filmes em sala de aula e uma sugestão de elaboração do roteiro para observação de filmes na disciplina de Sociologia proposta por Josefa Alexandrina da Silva (2015).

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i25.2697

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com