A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NAS ESCOLAS: RODA DE CONVERSA SOBRE O COMBATE ÀS VIOLÊNCIAS COTIDIANAS QUE AFLIGEM A JUVENTUDE

Walace Ferreira, Diego Cavalcanti de Santana, Marcos Spagolla Napoleão Tavares, Beatriz de Souza Pereira

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo compartilhar reflexões decorrentes da roda de conversa “Pensando o combate à intolerância e às violências cotidianas a partir de uma conversa entre iguais”, realizada no Colégio Estadual Professora Maria Nazareth Cavalcanti Silva, em Cascadura/RJ, no dia 03 de abril de 2019. A atividade foi desenvolvida numa parceria entre o projeto de extensão da UERJ “Sociologia, Juventude e Cidadania” e uma escola estadual da zona norte do Rio de Janeiro, como parte da programação da “Semana de Prevenção à Violência nas Escolas”, orientada pela SEEDUC/RJ. Com o intuito de estabelecer uma relação dialógica com os estudantes, as discussões partiram de suas inquietações e problematizações, com grande destaque às intolerâncias cotidianas, enquanto os mediadores, quatro membros do projeto extensionista mencionado, buscaram traçar paralelos com as principais noções das Ciências Sociais presentes nas situações descritas. Dessa forma, buscou-se explorar as diferentes possibilidades de interpretação das situações de violência, das mais explícitas às mais sutis, através de ferramentas de análise capazes de contribuir para que esses jovens enxerguem a realidade em que estão inseridos à luz de uma perspectiva sociológica.

Palavras-chave: Escola, juventude, cotidiano, violência, roda de conversa.

 

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i23.2123

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com