INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL
Resumo
RESUMO: O texto versa sobre duas experiências concretas de Iniciação Científica Jr. (ICJr) com estudantes de Ensino Médio do Colégio Pedro II no campus Niterói/RJ. A ICJr, no âmbito da instituição em questão, se iniciou em 2014 e, através de chamadas internas, visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes da Educação Básica, fortalecendo o processo pedagógico mais amplo. Refletindo sobre a prática docente, o currículo e o ensino de Sociologia, pretendo, pois, debater sobre sua importância e seus benefícios no aprofundamento da compreensão dos estudantes quanto ao desenvolvimento, ao mesmo tempo, de um projeto científico em Sociologia e de adequadas ferramentas, o que, automaticamente, promove maior reflexão crítica sobre a realidade social pesquisada e em que eles próprios se inserem. Em conclusão, tem-se que as pesquisas trazem, como grande mérito, a possibilidade, pela via da Sociologia, de investigar o ambiente escolar e para além dele, em relação a dimensões bastante caras ao seu funcionamento: a religião, a sexualidade e a mobilidade urbana.
PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa no Ensino Básico; Ensino de Sociologia; Iniciação Científica Jr.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v1i21.1741
Apontamentos
- Não há apontamentos.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
ISSN 1983-0076
Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II
URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br
E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com