INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL

Marcelo da Silva Araújo

Resumo


RESUMO: O texto versa sobre duas experiências concretas de Iniciação Científica Jr. (ICJr) com estudantes de Ensino Médio do Colégio Pedro II no campus Niterói/RJ. A ICJr, no âmbito da instituição em questão, se iniciou em 2014 e, através de chamadas internas, visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes da Educação Básica, fortalecendo o processo pedagógico mais amplo. Refletindo sobre a prática docente, o currículo e o ensino de Sociologia, pretendo, pois, debater sobre sua importância e seus benefícios no aprofundamento da compreensão dos estudantes quanto ao desenvolvimento, ao mesmo tempo, de um projeto científico em Sociologia e de adequadas ferramentas, o que, automaticamente, promove maior reflexão crítica sobre a realidade social pesquisada e em que eles próprios se inserem. Em conclusão, tem-se que as pesquisas trazem, como grande mérito, a possibilidade, pela via da Sociologia, de investigar o ambiente escolar e para além dele, em relação a dimensões bastante caras ao seu funcionamento: a religião, a sexualidade e a mobilidade urbana.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa no Ensino Básico; Ensino de Sociologia; Iniciação Científica Jr.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v1i21.1741

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

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