ENSINO DE SOCIOLOGIA E O CONTEXTO DA REFORMA DA EDUCAÇÃO

Valéria Lopes Peçanha

Resumo


Decretada a Lei da Reforma do Ensino Médio (13.415/2017), que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, o Ensino de Sociologia perdeu o caráter de disciplina obrigatória, tal como diversas disciplinas fundamentais para a formação cidadã e crítica da juventude brasileira, gerando impasses para a consolidação da BNCC. Esta conjuntura ameaçadora, que inclui ainda um novo regime fiscal austero, prevendo o congelamento dos gastos públicos por 20 anos, ao mesmo tempo em que privilegia a formação para o mercado de trabalho, utilizando mecanismos obscuros como o notório saber, se instaura de modo autoritário a despeito da resistência de profissionais da Educação e estudantes. Diante da urgência de debater tais questões, a Perspectiva Sociológica – A Revista de Professores de Sociologia (ISSN 1983-0076) traz em sua 21ª edição, que corresponde ao primeiro semestre de 2018, o tema Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v1i21.1737

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

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