EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIREITOS HUMANOS: NECESSIDADES DE UMA APROXIMAÇÃO

Jenerton Arlan Schütz, Cláudia Fuchs

Resumo


O presente texto, de cunho bibliográfico, tem por objetivo apresentar reflexões acerca dos desafios e das possibilidades da efetivação de uma Educação em e para os Direitos Humanos (DH) na escola contemporânea. Todavia, a noção de uma educação que se volte aos DH ainda não é realidade na prática nem no currículo brasileiro. Num momento em que vivenciamos a crise de valores públicos e privados e da sociedade como um todo, torna-se necessário que os temas de igualdade, liberdade e dignidade humana não estejam apenas inscritos nos documentos/textos legais, mas que ultrapassem barreiras e sejam internalizados por todos aqueles que, de modo formal ou informal, se responsabilizam pelas novas gerações e o mundo comum.


Palavras-chave: Educação. Direitos Humanos. Responsabilização.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i20.1473

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com