A Invenção do Nordeste Carioca: cultura e política na Feira de São Cristóvão

Martha Carvalho Nogueira

Resumo


O presente artigo tem por base resultados da pesquisa realizada no ano de 2003, no contexto da transferência da antiga Feira de São Cristóvão para o interior do pavilhão que passou a abrigar o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. A partir de uma abordagem que discute os temas da tradição e da cultura popular em sua relação com práticas e discursos de diversos atores sociais, a pesquisa levantou questões acerca do uso de tais categorias por agentes do SEBRAE, da Prefeitura do Rio de Janeiro e de grupos de produção cultural, bem como pelos próprios artistas e feirantes impactados pela mudança. Por meio de observação participante e de entrevistas realizadas durante um período de seis meses, foi possível perceber a interferência de agentes externos e de um discurso que associa empreendedorismo à cultura como capital simbólico, gerando uma série de conflitos e contradições no processo de criação do Centro de Tradições. No atual momento, passados oito anos da inauguração do Centro de Tradições Nordestinas, novo projeto de revitalização se apresenta para a Feira de São Cristóvão, e nesse novo contexto outras questões podem ser colocadas. destacam-se neste trabalho a transformação da Feira em Patrimônio Imaterial do Brasil, processo em andamento desde o ano de 2008, e a relação entre tal processo e as políticas de requalificação de áreas urbanas, orientada pelo princípio de valorização da cultura como estratégia do marketing das cidades.


Palavras-chave: Feira de São Cristóvão; Tradição; Cultura popular; Requalificação urbana.


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i10.1395

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

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