CINEMA E SOCIOLOGIA: CRÍTICA E DESCOLONIZAÇÃO DA IMAGEM

Paula Cristina Menezes Santos, Clarissa Tagliari Santos

Resumo


O presente trabalho pretende trazer as contribuições de algumas teorias sobre cinema para o ensino de Sociologia. As interfaces possíveis entre o conhecimento e os métodos sociológicos/antropológicos e o cinema passam pela análise crítica das imagens, os estudos sobre diversidade cultural e a construção de narrativas. Sendo assim, as aproximações com teorias críticas da imagem e da cultura são elementos que fazem convergir, no campo teórico, o cinema e a sociologia. Na dimensão prática, as propostas de como “fazer cinema” e a construção do objeto a ser filmado possuem afinidades eletivas com a própria forma de “fazer sociologia”. Neste trabalho, portanto, apresentaremos diálogos que temos explorado entre Cinema (em particular o documentário) e Ciências Sociais a partir do projeto de documentário feito com alunos no Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de sociologia; cinema e educação; pedagogia decolonial.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i18.1329

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com