A Sociologia no Ensino Básico: notas sobre o uso de materiais didáticos no Colégio Pedro II

Walace Ferreira

Resumo


Este artigo se refere a experiências pedagógicas consideradas bem-sucedidas em aulas de Sociologia no Colégio Pedro II (Campus Tijuca II). Em primeiro lugar mostramos que a disciplina possui um caráter especial nesta instituição, na medida em que é oferecida desde o ensino fundamental. A existência tanto de um departamento atuante quanto de um currículo estruturado permitem que a matéria seja bem desenvolvida do ponto de vista pedagógico. Essa estrutura permitiu o desenvolvimento de alguns recursos didáticos, visando despertar o interesse dos alunos em relação aos temas, conceitos e teorias trabalhados em sala. Pretendemos que esses exemplos sejam usados por outros professores e/ou estimulem a produção de novos recursos que despertem cada vez mais o interesse dos estudantes pela Sociologia e incitem neles a cidadania e a visão crítica.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia; Recursos Didáticos; Colégio Pedro II; Visão Crítica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i11.1313

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com