Os Movimentos Sociais no Livro Didático de Sociologia: Ensinar sobre a luta ou ensinar a lutar?
Resumo
Este artigo, vinculado ao Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES-FE/UFRJ), versa sobre a presença no livro didático de Sociologia do tema “Movimentos Sociais”. A busca por compreender como esse tema chega à escola básica, via livro didático, se justifica à medida que propomos analisar como se dá a mediação entre uma área clássica do estudo sociológico e seu ensino na sala de aula - quais as maneiras de abordar o tema, o quanto de senso comum existe nas interpretações, o nível de envolvimento que se consegue atingir. Propomos a análise comparativa dos dois livros didáticos de Sociologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): “Tempos Modernos, Tempos de Sociologia” de Helena Maira Bomeny Garchet e Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros (2010) e “Sociologia para o Ensino Médio”, de Nelson Dacio Tomazi (2010). Esses livros foram escolhidos, pois são os mais utilizados pelos professores na escola e possuem capítulos e material de apoio aos professores que destacam os movimentos sociais e/ou temas correlatos que nos servem para estabelecer uma análise comparativa.
Palavras-chave: Movimentos sociais; Livro didático; Ensino de Sociologia.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i13.1261
Apontamentos
- » —

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
ISSN 1983-0076
Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II
URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br
E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com