O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA EM PERSPECTIVA COMPARADA: A ATUALIDADE DOS PROGRAMAS DO CPII, DO CAP-UERJ E DA SEEDUC

Walace Ferreira, Jéssica Almeida Baiense Mellis

Resumo


Este artigo analisa três importantes e atuais currículos de Ensino Médio de Sociologia da rede pública no Estado do Rio de Janeiro: O do Colégio Pedro II, o do CAp- UERJ, e o Currículo Mínimo da SEEDUC. Procuramos observar características de cada um dos programas, assim como semelhanças e diferenças entre eles. Todos procuram seguir as estratégias recomendadas pelas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio de 2006, assim como oferecem ferramentas para a compreensão das transformações do cotidiano. Mas a carga teórica e conceitual oferecida é diferente, o que reflete distintas realidades onde são aplicados.


PALAVRAS-CHAVE: Currículos de Sociologia, Colégio Pedro II, CAp-UERJ, Currículo Mínimo da SEEDUC, Diferentes realidades.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i15.1257

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com