NOVOS CAMINHOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II

Rogerio Mendes de Lima

Resumo


Criado em 2011, o Programa de Residência Docente tem como objetivo ser um espaço para a formação continuada de professores de diferentes áreas de ensino, como parte do esforço para a produção de novos caminhos para a escola básica. Esse artigo é resultado de uma investigação sobre os impactos do programa na trajetória de professores de Sociologia na educação pública do Estado do Rio de Janeiro e pretende promover uma reflexão parcial sobre as possibilidades e limites dessa iniciativa na resolução de algumas questões prementes na educação básica brasileira.


PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada, Educação básica, Ensino de Sociologia.


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i16.1218

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

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