QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD
Resumo
Apresenta-se uma reflexão sobre a modalidade EaD em Sociologia e Antropologia para professores do Ensino Básico. Tais cursos popularizam os temas em Ciências Sociais e suprem lacunas acadêmicas para o magistério. Os docentes inscritos (preferencial mas não exclusivamente) são, por vezes, professores formados em outros domínios, mas responsáveis pelo curso de Sociologia em suas escolas. Tornando-se “cursistas”, categoria surgida do relacionamento a distância, experimentam um aprendizado compartilhado, encarnando uma condição liminar de alunos-professores. Pretendo fazer uma reflexão sobre as dificuldades de se ensinar online e sobre os desafios de constituir de forma qualitativa essa faceta da formação docente.
PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação a Distância; 2. Formação de professores; 3. Sociologia e Antropologia; 4. Cursista como categoria analítica.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i17.1192
Apontamentos
- Não há apontamentos.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
ISSN 1983-0076
Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II
URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br
E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com