QUANDO OS PROFESSORES SÃO OS ALUNOS: A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA EM EAD

Marcelo da Silva Araujo

Resumo


Apresenta-se uma reflexão sobre a modalidade EaD em Sociologia e Antropologia para professores do Ensino Básico. Tais cursos popularizam os temas em Ciências Sociais e suprem lacunas acadêmicas para o magistério. Os docentes inscritos (preferencial mas não exclusivamente) são, por vezes, professores formados em outros domínios, mas responsáveis pelo curso de Sociologia em suas escolas. Tornando-se “cursistas”, categoria surgida do relacionamento a distância, experimentam um aprendizado compartilhado, encarnando uma condição liminar de alunos-professores. Pretendo fazer uma reflexão sobre as dificuldades de se ensinar online e sobre os desafios de constituir de forma qualitativa essa faceta da formação docente.

 

PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação a Distância; 2. Formação de professores; 3. Sociologia e Antropologia; 4. Cursista como categoria analítica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i17.1192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com