GÊNERO E STATUS SOCIOECONÔMICO: REFLEXÕES SOBRE O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS NA PROVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENEM 2014

Guilherme Stecca Marcom, Maurício Urban Kleinke

Resumo


Em muitos exames de larga escala de Ciências e Matemática existe o relato de que o desempenho masculino é superior ao desempenho feminino. Vamos analisar os resultados de um exame de larga escala de ciências realizado no Brasil (Enem – Exame Nacional do Ensino Médio), buscando caracterizar dois pontos: se existe a diferença de desempenho favorecendo os meninos e se essa diferença, caso exista, depende do status socioeconômico de quem está prestando o exame. Nossos resultados apontam uma diferença estatisticamente significativa favorável aos meninos. Porém, essas diferenças diminuem com a melhoria das condições socioeconômicas dos candidatos. Logo, para além dos fatores com origem cultural e social, temos que o fator econômico impacta na diferença de desempenho entre grupos de sexo distintos.


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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

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