Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

SUBMISSÃO:

  • As submissões devem ser encaminhadas por e-mail para: perspectivasociologicacp2@gmail.com .
  • No campo assunto, deve-se discriminar a sessão da submissão. Ex: Submissão Espaço Discente.
  • Deverão ser enviados dois arquivos em word, sendo um deles sem identificação e o outro contendo nome, instituição, e-mail.
  • A publicação dos textos está condicionada à: 1) adequação do texto à proposta temática da revista; 2) avaliação técnica editorial.

 

NORMAS TÉCNICAS:

 

a. O resumo deverá ter no mínimo 150 (cento e cinquenta) e no máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras com espaçamento simples, Fonte Times New Roman 12, alinhamento justificado. A palavra RESUMO deve estar em caixa alta e negrito;

b. Palavras-chave: de 3 a 5 palavras abaixo do resumo e seguindo a mesma formatação;

c. Abstract e Key Word devem constar na sequência do texto e seguindo a mesma formatação;

d. O Título/Subtítulo deve estar em caixa alta, centralizado, negrito; mesma fonte com no máximo duas linhas. Não precisa ser traduzido para o idioma do Abstract ou repetido antes do início do texto;

e. Nome(s) do/a(s) autor(as/es): imediatamente abaixo do título/subtítulo, alinhamento à direita, com asterisco para nota de rodapé contendo biografia acadêmica e profissional sumária (máximo de 2 linhas);

f. Os textos devem seguir as normas ABNT: Espaço 1,5, Fonte Times New Roman 12, Formato A4, alinhamento justificado, margem 3,0 (superior e esquerda) e 2,0 (inferior e direita), tendo no mínimo 10 e no máximo de 15 páginas; Arquivo com extensão .doc.

Observações: Parágrafo com espaçamento 0pt antes e 6pt depois. Não inserir quebra de seção ou quebra de página e NÃO numerar as páginas.

g. Citações: até três linhas, manter a formatação acima definida para o texto. Mais de três linhas, fazer recuo de 4cm da margem esquerda, mesma fonte (Times), corpo 11, alinhamento Justificado, espaço Simples;

h. Notas: formatadas como notas de rodapé e sequência numérica. Mesma fonte (Times), corpo 10, alinhamento justificado, espaço Simples. Devem ter caráter exclusivamente explicativo;

i. Legendas: devem ser indicadas logo abaixo das imagens, mesma fonte, corpo 10 e alinhamento centralizado, espaço Simples;

j. Elementos não textuais deverão: 1) figuras, gráficos e/ou desenhos devem ser coerentemente posicionados no texto. Não devem ter quebra automática de texto e devem estar dispostas sem texto nas laterais, contendo título e legenda com referências (data, acervo, fonte); 2) Imagens: coloridas ou P&B, formato jpg, resolução mínima de 72dpi e máxima de 150dpi, tamanho mínimo de 7x5cm e máximo de 15x10cm.;

l. tabelas deverão preferencialmente ser confeccionadas em Word, devendo constar no corpo do texto. A mesma regra aplica-se às fórmulas e equações;

m. Referências bibliográficas: última seção do texto, Fonte Times New Roman 12, alinhamento justificado, espaçamento simples.

Atenção!!! As fontes citadas no corpo do texto devem constar nas referências;

Normas para referências bibliográficas:

I – Citação de livro:

SOBRENOME(S), Nome. Título, edição, volume. Local: Editora, ano.

II – Citação de artigo:

SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. In: SOBRENOME, Nome

(ORG.; ED.). Título, edição, volume. Local: Editora, ano.

II – Citação de artigo em periódicos:

SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. Título do periódico, edição, volume. Local: Editora, ano.

III – Quanto à referência a fontes, teses, dissertações, jornais, entrevistas (para história oral), decretos, anais do Poder Legislativo e outros materiais não explicitamente referidos nestas normas, consultar ABNT 6023.

IV - Para sites de internet, adicionar item “Consultas virtuais” após as referências a textos e materiais impressos, incluindo endereço (link) e data de acesso.

 

SEÇÕES:

a. A Produção Discente (autoria exclusivamente discente) deve seguir a formatação da revista (acima exposta) com mínimo de 3 e máximo de 5 páginas, sendo avaliado pelo/a editor/a de seção.

b. As Resenhas devem seguir a formatação da revista (acima exposta), não podendo ter extensão maior que 5 páginas, priorizando o ineditismo da obra e respeitando o tempo máximo de publicação de 4 anos no Brasil. No caso de edições estrangeiras, respeitando-se o ineditismo, o período de publicação é livre. A avaliação será feita pelo/a editor/a de seção.

c. O Espaço Poesia não possui especificações prévias quanto ao formato. Entretanto, o material deve ter, preferencialmente, relação clara com o tema da edição ou com a educação. A avaliação será feita pelo/a editor/a de seção.

d. A seção Experimentações não possui especificações prévias quanto ao formato e se ocupará em apresentar inovações em projetos pedagógicos, através de relatos de experiência e outros formatos, com ênfase nas artes e cultura e priorizando eventos recentes. A avaliação será feita pelo/a editor/a de seção.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Esta revista proporciona acesso publico, gratuito e irrestrito ao seu conteúdo, seguindo o princípio do fomento ao intercâmbio livre e global de conhecimento. Para maiores informações, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 


Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com