Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia tem como missão divulgar a produção dos saberes gerados a partir das experiências e reflexões, docentes e discentes, relacionadas à Sociologia e às Ciências Sociais na Educação Básica do Brasil. Sob a perspectiva da interdisciplinaridade, buscamos abranger os diálogos do saber sociológico com outros de saberes, fortalecendo o campo do Ensino de Sociologia e da Educação. Do mesmo modo, abrimos espaço para as experimentações derivadas das práticas de Ensino e/ou de Pesquisa, buscando contemplar a diversidade de formas pelas quais os saberes sociológicos se constituem.

A linha editorial da revista é composta pelos eixos temáticos:

Práticas e experiências de ensino de Sociologia na educação básica

Metodologia de ensino e recursos didáticos em Ciências Sociais

Currículo de Sociologia na Educação Básica

História do Ensino de Ciências Sociais

Cursos e formação de professores de Ciências Sociais

Interdisciplinaridade e ciências humanas na Educação Básica

Legislação, políticas públicas de Educação e reformas educacionais

Pensamento social brasileiro

Teorias sociológicas clássicas e contemporâneas

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado pelos pares

Entrevistas & Memória

Editores
  • Roberto Junior
Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Artigos

SUBMISSÃO:

NORMAS TÉCNICAS:

a. O resumo deverá ter no mínimo 150 (cento e cinquenta) e no máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras com espaçamento simples, Fonte Times New Roman 12, alinhamento justificado. A palavra RESUMO deve estar em caixa alta e negrito;

b. Palavras-chave: de 3 a 5 palavras abaixo do resumo e seguindo a mesma formatação;

c. Abstract e Key Word devem constar na sequência do texto e seguindo a mesma formatação;

d. O Título/Subtítulo deve estar em caixa alta, centralizado, negrito; mesma fonte com no máximo duas linhas. Não precisa ser traduzido para o idioma do Abstract ou repetido antes do início do texto;

e. Nome(s) do/a(s) autor(as/es): imediatamente abaixo do título/subtítulo, alinhamento à direita, com asterisco para nota de rodapé contendo biografia acadêmica e profissional sumária (máximo de 2 linhas);

f. Os textos devem seguir as normas ABNT: Espaço 1,5, Fonte Times New Roman 12, Formato A4, alinhamento justificado, margem 3,0 (superior e esquerda) e 2,0 (inferior e direita), tendo no mínimo 10 e no máximo de 15 páginas; Arquivo com extensão .doc.

Observações: Parágrafo com espaçamento 0pt antes e 6pt depois. Não inserir quebra de seção ou quebra de página e NÃO numerar as páginas.

g. Citações: até três linhas, manter a formatação acima definida para o texto. Mais de três linhas, fazer recuo de 4cm da margem esquerda, mesma fonte, corpo 10, alinhamento Justificado, espaço Simples;

h. Notas: formatadas como notas de rodapé e sequência numérica. Mesma fonte, corpo 9, alinhamento justificado, espaço Simples. Devem ter caráter exclusivamente explicativo;

i. Legendas: devem ser indicadas logo abaixo das imagens, mesma fonte, corpo 10 e alinhamento centralizado, espaço Simples;

j. Elementos não textuais deverão: 1) figuras, gráficos e/ou desenhos devem ser coerentemente posicionados no texto. Não devem ter quebra automática de texto e devem estar dispostas sem texto nas laterais, contendo título e legenda com referências (data, acervo, fonte); 2) Imagens: coloridas ou P&B, formato jpg, resolução mínima de 72dpi e máxima de 150dpi, tamanho mínimo de 7x5cm e máximo de 15x10cm.;

l. tabelas deverão preferencialmente ser confeccionadas em Word, devendo constar no corpo do texto. A mesma regra aplica-se às fórmulas e equações;

m. Referências bibliográficas: última seção do texto, Fonte Arial 11, alinhamento justificado, espaçamento simples.

Atenção!!! As fontes citadas no corpo do texto devem constar nas referências;

Normas para referências bibliográficas:

I – Citação de livro:

SOBRENOME(S), Nome. Título, edição, volume. Local: Editora, ano.

II – Citação de artigo:

SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. In: SOBRENOME, Nome

(ORG.; ED.). Título, edição, volume. Local: Editora, ano.

II – Citação de artigo em periódicos:

SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. Título do periódico, edição, volume. Local: Editora, ano.

III – Quanto à referência a fontes, teses, dissertações, jornais, entrevistas (para história oral), decretos, anais do Poder Legislativo e outros materiais não explicitamente referidos nestas normas, consultar ABNT 6023.

IV - Para sites de internet, adicionar item “Consultas virtuais” após as referências a textos e materiais impressos, incluindo endereço (link) e data de acesso.

Editores
  • Barbara Fontes
  • Valéria Peçanha
Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Resenhas

As Resenhas devem seguir a formatação da revista (acima exposta), não podendo ter extensão maior que 5 páginas, priorizando o ineditismo da obra e respeitando o tempo máximo de publicação de 4 anos no Brasil. No caso de edições estrangeiras, respeitando-se o ineditismo, o período de publicação é livre. A avaliação será feita pelo/a editor/a de seção.

Editores
  • Alline Torres
Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Experimentações

A seção Experimentações se ocupará em apresentar inovações em projetos pedagógicos, através de relatos de experiência e outros formatos, com ênfase nas artes e cultura e priorizando eventos recentes. A avaliação será feita pelo/a editor/a de seção.

Editores
  • Luiz Felipe Bon
Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Espaço Discente

O Espaço Discente se destina a publicações de estudantes em diversos formatos: fotografias, ilustrações, produções textuais literárias e científicas, relacionadas às reflexões sociológicas de discentes do Colégio Pedro II e demais instituições educacionais.

A produção discente (autoria exclusivamente discente) deve seguir a formatação da revista (acima exposta) com mínimo de 3 e máximo de 5 páginas, sendo avaliado pelo/a editor/a de seção.

Editores
  • Renata Magalhaes Silva
Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Espaço Poesia

O Espaço Poesia não possui especificações prévias quanto ao formato. Entretanto, o material deve ter, preferencialmente, relação clara com o tema da edição ou com a educação. A avaliação será feita pelo/a editor/a de seção, podem ser submetidos diversas formas de produção poética, ficcional e visual, assim como crítica de arte e ensaios livres.

Editores
  • Vinícius Fernandes da Silva
Selecionado Submissões abertas Não Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Iniciação à Docência

Editores
  • Barbara Fontes
Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação por Pares

A revista conta com um grupo de pareceristas de múltiplas áreas de saber relacionadas à Sociologia, ao Ensino de Sociologia e demais áreas das Ciênias Sociais.

Os materiais originais - observadas as regras da ABNT e diretrizes para autores - serão submetidos à equipe editorial e encaminhados aos pares cegos para avaliação sem a identificação de autoria. Após a análise do material, os avaliadores poderão reprovar, aprovar e/ou solicitar alterações, que serão observadas.

Casos que envolvem divergências de avaliação serão submetidos a um terceiro parecerista. O contato com os autores pela equipe editorial poderá envolver diretamente os pareceres.

A escolha dos avaliadores se pauta por afinidade temática, privilegiando o corpo de pareceristas da revista Encontros, e convidando pareceristas ad-hoc, caso haja necessidade.

Após o processo de avaliação, os materiais aprovados serão selecionados e publicados de acordo com a construção de edições temáticas e dossiês. A Equipe Editorial será responsável por este processo, submetendo ao Conselho Editorial os casos especiais.

 

Periodicidade

A Perspectiva Sociológica é publicada com periodicidade semestral pelo Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II, totalizando duas publicações anuais.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público, gratuito e irrestrito ao seu conteúdo, seguindo o princípio do livre intercâmbio de conhecimento. Para maiores informações, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS e outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público à fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com