Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

A revista Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia (ISSN 1983-0076), é uma publicação semestral do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II que vem, desde 2008, divulgando as produções de saberes gerados das experiências e reflexões, feitas por docentes e discentes em diálogo com a Sociologia e as Ciências Sociais na Educação Básica do Brasil.


Imagem de capa da revista

Notícias

 

Chamada de artigos

 
A Perspectiva Sociológica comunica às/aos profissionais do Ensino de Sociologia e Ciências Sociais a abertura da chamada de artigos para sua 22ª edição, prevista para o 2º semestre de 2018. As submissões podem ser realizadas de 15/08 a 14/10.  
Publicado: 2018-08-13 Mais...
 
Mais Notícias...

No 21: Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação

Decretada a Lei da Reforma do Ensino Médio (13.415/2017), que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, o Ensino de Sociologia perdeu o caráter de disciplina obrigatória, tal como diversas disciplinas fundamentais para a formação cidadã e crítica da juventude brasileira, gerando impasses para a consolidação da BNCC.

Diante da urgência de debater tais questões, a Perspectiva Sociológica – A Revista de Professores de Sociologia (ISSN 1983-0076) traz em sua 21ª edição, que corresponde ao primeiro semestre de 2018, o tema Ensino de Sociologia e o contexto da Reforma da Educação.

Sumário

Editorial

ENSINO DE SOCIOLOGIA E O CONTEXTO DA REFORMA DA EDUCAÇÃO PDF
Valéria Lopes Peçanha 1-4

Entrevista

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ATROPELADA PELA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA ENTREVISTA COM MARCELO BURGOS PDF
Gustavo Cravo de Azevedo 5-20
OS SENTIDOS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NA REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA. ENTREVISTA COM ANDRÉ AMADOR PDF
Clarissa Tagliari Santos, Francisco Trope da Silva Porto, Bernardo Bandoli Vargas da Costa 21-40

Artigos

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA PDF
Walace Ferreira, Diego Cavalcanti de Santana 41-53
INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE SOCIAL PDF
Marcelo da Silva Araújo 54-68

Experimentações

FAZENDO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA COM A OCUPA IEPIC PDF
Valéria Lopes Peçanha, Mateus Almeida 69-80

Espaço Discente

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO, DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES PDF
Denis Piton Nogueira Júnior, Leticia da Silva Herculano e Lima, Isaque Costa Pinto, Loren Muniz da Costa, Mylena Silva de Azevedo, Patrícia Kaori Miura, Victória Aparecida Reis de Souza 81-96

Resenhas

FRIGOTTO, Gaudêncio (org). ESCOLA “SEM” PARTIDO: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144 p. PDF
Marília Márcia Cunha da Silva 97-104
MEIRELLES, Mauro e YDOS, Valéria. Cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Porto Alegre: Cirkula, 2017. 79 p. PDF
Marcelo da Silva Araújo 105-106

Espaço Poesia

PRA MANTER ESSA GENTE ILETRADA PDF
Alan Salgueiro 107
ESPANTALHOS PDF
Jocsã Carlos Leite de Oliveira 108-109


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com