CPII abre vagas para Curso Técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS, em Niterói

 

O Colégio Pedro II deu início ao processo seletivo para o curso Técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), na modalidade Subsequente ao Ensino Médio. O curso é gratuito e, além disso, os alunos têm direito ao RioCard Escolar e a alimentação gratuita no local.

 

Serão oferecidas 36 vagas no Campus Niterói, com formação em quatro semestres. Dessas, 18 vagas são reservadas a pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública municipal, estadual ou federal. Há ainda vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD), para pessoas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (Cota Social) e também a para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas (PPI).

 

Acesse o edital

 

Confira na tabela abaixo a distribuição das vagas:

 

Grupo Descrição Vagas
Grupo I A – Escola Pública + Cota Social + PPI 4
A – Escola Pública + Cota Social + PPI + PCD 1
B – Escola Pública + Cota Social 4
C – Escola Pública + PPI 4
C – Escola Pública + PPI + PCD 1
D – Escola Pública 4
Grupo II Ampla Concorrência 17
Ampla Concorrência + PCD 1
Total 36

 

Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá fazer a indicação no ato da inscrição.

 

A taxa de inscrição é de R$ 60, com possibilidade de isenção para pessoas que comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros. As inscrições podem ser feitas de 14 de maio a 2 de junho, pela internet, no site da instituição (http://dhui.cp2.g12.br). O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição vai de 14 a 17 de maio. O resultado final está previsto para o dia 25 de julho.

 

Para participar do processo seletivo é preciso ter o certificado de conclusão do Ensino Médio. O processo será composto de uma prova de múltipla escolha com 10 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de Matemática, a ser aplicada na data provável de 7 de julho.

 

O curso será ofertado exclusivamente no Campus Niterói. As aulas ocorrerão duas vezes por semana em período diurno integral, tendo início previsto para 1º de agosto de 2019. A carga horária é de 1200 horas.

 

Oportunidade profissional

A formação é uma ótima oportunidade para quem já concluiu o Ensino Médio e busca formação profissional. O profissional formado no Curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras poderá trabalhar em unidades de atendimento médico, no atendimento ao público em instituições públicas e privadas, palestras, seminários e outros eventos, tribunais, delegacias de polícias e repartições públicas, espaços educacionais, teatro e televisão.

 

Entre as atribuições deste profissional está a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice versa, com fluência e coerência em diferentes espaço, a tradução de publicações em português escrito para vídeos em Língua Brasileira de Sinais, entre tantas outras.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:3405  Total Acessos:8547102