Apresentação teatral e avaliação sobre as aprendizagens marcam a aula inaugural de 2018

Aula Inaigural2A professora doutora Claudia de Oliveira foi a responsável pela palestra da Aula Inaugural de 2018

 

No dia 10 de abril foi dado o pontapé inicial para o ano letivo de 2018 do Colégio Pedro II. A tradicional aula inaugural desse ano teve como palestrante a professora Claudia de Oliveira Fernandes, que falou sobre a avaliação das aprendizagens e sua relação com o papel social da escola. O evento contou também com a apresentação artística do grupo Fazendo Arte, do Campus Humaitá II.

 

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O grupo de leitura e dramatização Fazendo Arte apresentou a esquete Políticas, Poemas e Provas: Ensinar é um ato de coragem

 

A aula foi aberta com a apresentação da esquete Políticas, Poemas e Provas: Ensinar é um ato de coragem, do grupo de leitura e dramatização Fazendo Arte. A professora Silvana Bayma, explicou como foi a escolha do tema apresentado. “Nosso objetivo hoje foi deixar uma reflexão sobre competências como: o enfrentamento de situações, exposições de opiniões e medo dos desafios. A partir da literatura, buscamos mais sobre quem somos e como consequência podemos nos narrar de uma forma mais positiva e dessa forma oferecer a socialização”, contou a professora que coordena o projeto há 25 anos.

 

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FOTO: O vice-reitor Marco Antônio  da Costa discursou na abertura do evento

 

O vice-reitor, Marco Antônio da Costa, abriu o evento lembrando o motivo pelo qual o CPII foi criado e citou a razão de ser do colégio. “O Colégio Pedro II veio do fundo do tempo e há 180 anos se dedica a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos desse país. Mais do que ensinar, o CPII foi uma instituição criada para ajudar a inventar o Brasil”, contou. “Os alunos são a razão de ser do colégio. Alunos que nos honram pelos seus desempenhos em provas, concursos e olimpíadas, mas principalmente na vida”, finalizou Marco Antônio.

 

A palestra

Claudia de Oliveira começou a palestra agradecendo pelo convite recebido. Disse também que era um desafio e grande responsabilidade ser a palestrante da Aula Inaugural de 2018 do Colégio Pedro II. “Eu recebi esse convite com muita alegria, por toda importância e tradição que o Colégio Pedro II tem no cenário nacional”, falou. “Considero um desafio por conta de termos aqui um público grande e variado. Então não vou falar só para professores, só para estudantes ou só para quem é da área”, explicou Claudia.Aula Inaigural3

 

FOTO: Claudia de Oliveira é professora e coordenadora na UNIRIO

 

Durante a palestra, a professora abordou diversos critérios utilizados na avaliação das aprendizagens e sua relação com o papel social da escola. Ela falou sobre a polissemia do termo “avaliação”, e usou como exemplo a diferença entre a avaliação na sala de aula e em um exame. “Se eu quero avaliar as aprendizagens, eu não posso trabalhar com o nível micro tendo perspectiva no nível macro. Por exemplo, o Enem é um exame nacional com finalidade especifica de medir desempenho. Em sala de aula eu não posso trabalhar com essa lógica, porque na sala a minha motivação é para que meus alunos aprendam e não medir o que eles sabem”, ponderou.

 

Outro ponto questionado pela doutora foi a necessidade de a escola sair do lugar comum, de se reinventar. Ela cita que as crianças, de um modo geral, adentram na escola com empolgação e ao longo dos anos, muitos alunos, perdem esse entusiasmo e passam a achar o processo escolar chato. “A gente ainda sofre com algumas máximas de dar mais liberdade para que as crianças possam expressar melhor as suas diferenças e com os alunos maiores que eles precisam entrar num padrão preestabelecido pela escola. Existem os alunos que resistem a essa mudança e lutam por um espaço com maior liberdade, mas também há muitos que acabam entrando nesse padrão. E o mesmo vale para nós professores”, finalizou.

 

 Confira a galeria de fotos da Aula Inaugural 2018.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

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