PROFMAT realiza seu 1º Encontro no CPII

  

O I Encontro do Profmat Rio de Janeiro ocorreu na última sexta-feira, 04/10, no Teatro Mário Lago e no prédio da Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) do Colégio Pedro II, em São Cristóvão.

 

O I Encontro do Profmat Rio de Janeiro foi uma iniciativa das Instituições Associadas do Profmat no estado do Rio de Janeiro (CPII, PUC-Rio, UENF, UERJ, UERJ-São Gonçalo, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio) e teve como objetivos: integrar egressos, alunos atuais e docentes do Profmat; contribuir com a formação continuada de docentes da educação básica por meio de apresentações de trabalhos, de palestras de temas relevantes para o ensino de Matemática e promoção de debates; promover trocas de experiências entre docentes, egressos e atuais alunos dos diversos programas; e promover maior integração entre as instituições associadas do Profmat no estado do Rio de Janeiro. Segundo a Coordenadora-Geral do Departamento de Matemática, Maria Helena Bacar, o Encontro foi um momento de importantes reflexões e aprendizagem para todos os participantes e o precursor de outros eventos planejados com o propósito de contribuir para a construção de uma educação básica cada vez mais qualificada, emancipadora e significativa.

 

A professora Marilis Venceslau, coordenadora do Profmat – CPII, fez a abertura do evento que contou com a presença do Assessor Direto da Reitoria, Miguel Villardi, representando o magnífico Reitor Oscar Halac; da Pró- Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão,  Márcia Martins; do Diretor de Pós-Graduação, Francisco Mattos; da Coordenadora Geral do Departamento de Matemática, Maria Helena Baccar; do Diretor Administrativo do Campus São Cristóvão III, Adriano Coelho, representando a Diretora Geral do Campus São Cristóvão III, Daise Gomes; do Diretor do IMPA, Marcelo Viana;  e do representante da Coordenação Nacional do Profmat, Gladson Antunes. A seguir, o professor Agnaldo Esquincalha (UFRJ) proferiu a palestra intitulada “Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva”.  À tarde, após o intervalo para o almoço, ocorreram as sessões de comunicações orais, onde alguns egressos e alunos das nove instituições apresentaram seus trabalhos que foram desenvolvidos para a conclusão do curso. Em sequência, mais trabalhos foram apresentados na modalidade pôster. Houve um intervalo para o coffee-break, e, finalizando, a professora Patrícia ex-coordenadora da UERJ, mediou a mesa redonda intitulada” Olimpíadas de Matemática, impacto social que representam e identificação de talentos” que teve como debatedores os professores Krerley de Oliveira (UFAL), Eduardo Wagner (FGV) e Luciano monteiro de Castro.

 

 Segundo a professora Marilis, cerca de 164 pessoas participaram do evento e foi um momento muito proveitoso no qual houve trocas de experiências e integração entre os egressos, alunos e docentes das instituições associadas ao Profmat no estado do Rio e criando nos participantes a expectativa por outras edições do Encontro, atingindo dessa forma todos os objetivos almejados para este evento. Ela ressaltou que ouviu ótimos comentários sobre os trabalhos apresentados e muitos ficaram admirados com a variedade e qualidade dos mesmos. Também destacaram o clima de confraternização que pairava no ambiente e perguntaram se haveria um outro encontro no próximo ano, tendo alguns alunos do Profmat-CPII manifestado a intenção de apresentar trabalho se houver uma próxima edição. Já os que apresentaram trabalho nesta, ficaram felizes com a receptividade que tiveram dos colegas das outras instituições. Quanto aos demais coordenadores e professores das instituições associadas ao Profmat no estado do Rio,  houve um consenso que as atividades foram bem selecionadas, os objetivos de integrar egressos, alunos e docentes foi alcançado e, por fim, estudam a possibilidade do Encontro do Profmat Rio de Janeiro ser de periodicidade anual, onde a cada ano uma das instituições seria a sede do evento, percorrendo assim todas as nove instituições.      

 

            

Alguns depoimentos

 

         ─ “O evento foi realmente excelente. De alto nível. [...] Reencontrei vários amigos, professores e egressos, e o feedback foi sempre muito positivo. Conversei também com muitos professores que iam apresentar e estavam muito felizes com a oportunidade”. Ivail Muniz, professor de matemática do Campus Centro e do Profmat - CPII.

 

          ─ “Foi um evento impecável, com uma ótima participação de todas as instituições envolvidas”. Andreia Maciel, professora de matemática do Campus Centro e do Profmat - CPII.

 

          ─ “O evento foi muito bom! Uma ótima oportunidade de conhecermos os trabalhos e os colegas de outras instituições, além de reencontrar tantos amigos!”. Patrícia Erthal, professora de matemática do Campus Niterói e do Profmat - CPII.

 

         ─ “Achei o evento muito interessante e produtivo. A meu ver, as atividades foram bem selecionadas, os objetivos de integrar egressos, alunos e docentes foi alcançado e gostei muito de conhecer trabalhos desenvolvidos nas demais instituições associadas ao Profmat no estado do Rio. Os docentes da Unirio que puderam participar do Encontro partilham das minhas opiniões. Além disso, gostaria de parabenizar a professora Marilis e toda a equipe pois, apesar de eu estar na coordenação do Profmat - Unirio há apenas 2 meses, percebi a seriedade e empenho com que se dedicaram na organização do Encontro. E penso que o evento poderia ser de periodicidade anual”. Fábio Penna, Coordenador do Profmat - Unirio.

 

         ─ “Assino embaixo das palavras do Fábio (Penna). Avalio que o evento atingiu muito bem seus objetivos e promoveu troca de experiências, saberes e vivências entre todos os participantes. Já no sábado tive oportunidade de encontrar alunos que participaram do evento e seus depoimentos foram muito positivos. Torço para que tenhamos condições de tornar o evento anual”. Christine Sertã, professora de matemática do Campus Humaitá II, do MPPEB-CPII, e coordenadora do Profmat– PUC Rio.

         ─ “Os alunos daqui da UFRJ gostaram muito do evento! Todo apoio a novas edições!!!”. Walcy Santos, Coordenadora do Profmat – UFRJ.

 

         ─ “Agradeço a oportunidade de apresentar meu trabalho no Encontro do PROFMAT. Tudo estava muito bem organizado e aproveitei bastante as dicas que recebi durante minha apresentação do pôster”. Leandro Jefferson, aluno do Profmat – CPII.

 

─ “Obrigado por me chamar para apresentar. A galera gostou muito. Fiquei feliz!”. Ronald Simões, egresso do Profmat CPII e professor de matemática do Campus São Cristóvão II.

 

Veja as fotos do evento:

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:10764  Total Acessos:11523985