Professor dos anos iniciais é premiado com menção honrosa pela CAPES

 

O Prêmio Capes 2019 concedeu Menção Honrosa à tese de doutorado do Prof. Edgar Miranda do Departamento dos Anos Iniciais, defendida em 2018 pelo Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências e Saúde (PPECS) do Instituto Nutes/UFRJ. Este ano a premiação obteve recorde de inscrições com 1140 candidaturas em 49 categorias, sendo concedidas 93 menções honrosas.

 

A tese, intitulada “Educação científica e cultura política democrática: um estudo sobre o processo de recontextualização de elementos de formação política na prática do ensino de Ciências nas séries iniciais”, discute as contribuições da educação científica para o desenvolvimento de uma cultura política democrática pelo Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

A indicação da tese para o prêmio, decidida por unanimidade, destacou o desenvolvimento de análise de temas atuais, relacionando ensino de ciências e formação política, sendo ressaltado que: “O texto é bem escrito e possui significativo folego teórico e analítico, visto a ampla revisão bibliográfica apresentada e a detalhada, abrangente e aprofundada análise de seus resultados. Atinge, assim, de forma destacada, nível acadêmico de alta relevância para o desenvolvimento científico, cultural e social, e tem impacto potencial na geração de novos caminhos de pesquisa na área”. 

 

Edgar é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. Coordena o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação e Sociedade – GEPES, tendo como foco de pesquisa a compreensão dos processos de construção e recontextualização de políticas educacionais e curriculares; o currículo e ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a formação de professores.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

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