Campus Tijuca I realiza II Mostra de Cinema Indígena

 

Alberto Guarani, cineasta indígena, participou da segunda mostra e conversou com os alunos do campus

 

No dia 24 de fevereiro foi realizado no Campus Tijuca I o Cine Xondaro - II Mostra de Cinema Indígena do Colégio Pedro II,. A mostra contou com a presença do cineasta indígena Alberto Guarani, realizador de diversos curtas e longas que tratam da realidade dos povos indígenas do Brasil.

 

FOTO: público presente assistindo ao curta-metragem

 

Na mostra foram exibidos três curtas-metragens dedicados ao público infantil: Pajerama (Leonardo Cadaval - Animação, Brasil, 2008, 9 min) que mostra um indiozinho que está na floresta quando, de repente, é pego de surpresa numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço; Wappa: brincadeiras (Renata Meirelles e Davi Reeks - Documentário, Brasil, 2016, 3 min) que trata das brincadeiras de crianças indígenas juruna; e Guarani M’Bya (Danielle Rodrigues e alunos do CIEP Poeta Cruz e Souza - Animação, Brasil, 2014, 4 min) que é um relato das impressões  de um grupo de alunos de uma escola da rede pública do Rio de Janeiro, mediante a experiência de um dia de convivência na aldeia Iguaçu Ara Owe - Maricá/RJ.

 

Após a exibição, Alberto expôs a relação entre as crianças indígenas e suas aldeias e povos, além de falar um pouco sobre sua história, vida e relação com o povo Guarani.

 

Por último, o cineasta respondeu perguntas e curiosidades de crianças e adultos presentes no evento que contou com duas sessões. 

 

A II Mostra de Cinema Indígena fez parte da programação do Dia da Diversidade do Campus Tijuca I e contou o com o apoio da campanha Escola sem Racismo do Sindscope.

 

 



Campus Tijuca I realiza Feira da Diversidade

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Tijuca I

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:1308  Total Acessos:2296030