Servidores participam do Encontro Recursos e Estratégias Facilitadores da Aprendizagem

 

 

 

Na última quarta-feira, 08/11, foi realizado no Instituto Nacional de Tecnologia (INT) o Encontro Recursos e Estratégias Facilitadores da Aprendizagem. O evento tinha como principal objetivo pensar meios e estratégias para aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem. Pesquisadores do Colégio Pedro II, do Instituto Nacional de Tecnologia e do Museu de Astronomia apresentaram ações que têm sido desenvolvidas nas respectivas instituições, com o objetivo de tornar os ambientes educacionais mais inclusivos e democráticos.

 

A professora Maria Aparecida E. Ivas Lima, coordenadora do NAPNE, estava presente e falou sobre o aumento do ingresso de alunos com deficiência nos cursos universitários e no mercado de trabalho. A assistente administrativa do CPII Marina Ribeiro Oliveira e a professora Patricia Figueiró Spinelli (MAST), falaram sobre o aumento do ingresso de alunas nos cursos de Engenharia e em careiras afins nas Ciências Exatas. Os professores Jorge Fernando Silva de Araujo (diretor de Pesquisa do CPII) e Marcos Vinícius de Paula Pereira Jr. (CPII), juntamente com o pesquisador externo do CPII professor Humberto Beethoven Pessoa de Mello e o pesquisador do INT Julio Silva fizeram parte de uma mesa com o tema ”Movimento Maker - S.T.E.M. (Science, Technology, Engineering and Mathematics)”, onde foram discutidas práticas para facilitar os processos de aprendizagem de pessoas com necessidades específicas.

 

A mesa “Inclusão e alavancagem da aprendizagem - materiais pedagógicos e metodologias”, que contou com a presença dos professores André Luiz Tato Luciano dos Santos (CPII) e Douglas Falcão(MAST) e dos pesquisadores do INT Cristiane Evelise e Elizabeth Figueiredo, apresentou as ações de inclusão desenvolvidas pelos NAPNEs do Colégio Pedro II e os projetos desenvolvidos pelo MAST no sentido de estimular o interesse de crianças e adolescentes pelas Ciências Exatas. Na mesa “Projetos interinstitucionais com docentes e discentes: iniciação científica, multiplicadores, liderança, empreendedorismo”, os pesquisadores do INT Cassio Barbosa, Marcus Anversa e Paulo Chacon, juntamente com a professora Kátia Regina Xavier (CPII), apresentaram projetos desenvolvidos por docentes com a participação ativa de estudantes, tais como projetos de Iniciação Científica, que são desempenhados tanto no Colégio Pedro II quanto no INT.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:724  Total Acessos:1938955