Servidora do CPII irá desenvolver pesquisa de doutorado na NYU

 

 

 

A técnica em Assuntos Educacionais Alessandra Pio será afastada de suas funções como servidora do CPII para se dedicar a sua pesquisa de doutorado na New York University (NYU). Alessandra fará uso da licença de afastamento para estudo no exterior e deve desenvolver sua pesquisa na NYU até o final de 2018.

 

Desde 2016, quando iniciou seu doutorado na Faculdade de Educação da UFRJ, Alessandra tem se dedicado a estudar trajetórias de estudantes negros em escolas de prestígio e suas estratégias para obter sucesso e dar continuidade aos estudos em instituições de nível superior. A pesquisa em parceria com a NYU se deu através do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, oferecido pela SECADI/MEC, que tem como um de seus objetivos propiciar a formação e a capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas em universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior.

 

“Minha pesquisa busca estudar trajetórias negras em um período de 12 anos de escolarização no Colégio Pedro II. Vou fazer um estudo comparativo, analisando as dificuldades encontradas por alunos negros em Nova York. Quero entender o perfil dos alunos que obtêm sucesso e o que podemos replicar aqui no Brasil. Aqui no CPII, temos um perfil de aluno negro que é de classe média, tem acesso à leitura, informática, etc., mas também temos alunos negros que não são desse perfil socioeconômico e me interessa saber quais são as estratégias que eles usaram para concluir sua formação escolar”, explica Alessandra.

 

A servidora, formada em pedagogia, espera que os resultados de sua pesquisa também possam ser replicados em escolas do município do Rio de Janeiro, com perfil semelhante ao do CPII. Ela ressaltou ainda a importância da formação dos servidores técnicos no âmbito do CPII. “Entre os técnicos há uma minoria com mestrado e doutorado e é importante valorizar a capacitação destes servidores”, destacou.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:758  Total Acessos:1738287