NOTÍCIAS


Apresentação | Objetivos e Atribuições | Links interessantes | Fale Conosco/Equipe

 

Por que um Setor de Pesquisa, Extensão e Cultura no CPII?


Elaine de Souza Jorge


Ao longo dos seus 166 anos de existência, e tendo acumulado suficiente maturidade e potencial acadêmico, o Colégio Pedro II afirma-se como um Centro de Referência Nacional dos Ensinos Fundamental e Médio, construindo história em termos de educação pública de qualidade em nosso país.
 
Há muito o seu corpo docente, o seu corpo técnico e o seu corpo discente não restringem suas atividades acadêmicas tão somente às atividades de ensino. As atividades em pesquisa, extensão e cultura, desenvolvidas com a costumeira qualidade, constituem uma realidade no cotidiano da instituição.
 
Entende-se que as produções que hoje têm lugar no CPII, envolvendo a pesquisa sistemática, a problematização e a criticidade em relação aos conhecimentos e à prática pedagógica, capazes de gerar novos e diferentes saberes e fazeres, os quais, pelo menos em parte, poderão responder às indagações e aos desafios que hoje se fazem em relação à educação nos níveis fundamental e médio, necessitam de ser urgentemente formalizadas, valorizadas, apoiadas e multiplicadas sob os pontos de vista acadêmico e institucional.
 
Entende-se que estes saberes e fazeres necessitam ser divulgados e compartilhados de forma mais sistemática e regular, de maneira a oportunizar novas leituras e representações de mundo e da realidade, novas formas de lidar com o cotidiano e novos projetos de vida, enfim, de maneira a influir e a nortear políticas públicas sobre temas diversos e a promover, ainda que gradativamente, transformações sociais.
 
Sendo assim, em consonância não somente com o texto legal (LDB), mas principalmente e fundamentalmente com a singularidade do papel e do lugar que o Colégio Pedro II é freqüentemente chamado a desempenhar e a ocupar socialmente, compreende-se como fundamental que Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura constituam atividades acadêmicas integradas, complementares e indissociadas no cotidiano desta instituição de ensino.
 
Tal proposição se apresenta especialmente importante e necessária no momento em que, historicamente, dá-se início à implantação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) no âmbito do CPII, momento este, que tende a ser particularmente expressivo e produtivo em termos de produção acadêmica.

É tempo de novas leituras, de novos referenciais teóricos, de novos conflitos, contradições e indagações, de novas experimentações e criações, de diferentes estratégias de ação que, certamente, virão conferir movimento e vida nova à atividade acadêmica no CPII. É tempo de se abrir ao pensamento divergente, sem que se perca de vista a atitude ética e respeitosa que caracteriza aqueles que fazem ciência, aqueles que fazem pesquisa, extensão e cultura.
 
A recente criação e implantação do Setor de Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC) no Colégio Pedro II não poderia chegar para a instituição em momento mais rico, significativo e importante quanto esse. Até mesmo por uma questão de cidadania acadêmica não é mais possível que as produções docentes, técnicas e de nosso corpo discente se percam no tempo e na história, sem que sejam devidamente registradas e formalizadas em instância superior, que corram por exemplo o risco de virem a ser interrompidas a qualquer momento e por qualquer motivo de natureza não acadêmica, ao sabor das preferências daqueles que, circunstancialmente, ocupam o poder nas instituições públicas. Faz-se necessário que uma vez caracterizadas como atividades, projetos ou programas de pesquisa, extensão e cultura, estas produções sejam reconhecidas como produções acadêmicas em desenvolvimento na instituição e seus executores, reconhecidos como grupo pesquisador ou grupo extensionista em área de conhecimento específica, sendo apoiados e acompanhados em seus resultados e produções.
 
Sendo assim, mapear as produções por área de conhecimento, por Departamento Pedagógico e por Unidade Escolar é um primeiro passo, verdadeiramente imprescindível. Daí espera-se que possam advir, promovidos pelo SEPEC, não somente a divulgação destas produções, mas também intercâmbios permanentes entre os diversos grupos de docentes pesquisadores e extensionistas, de forma a se identificar interfaces, incentivar parcerias, solidificar laços acadêmicos e fortalecer ações conjuntas de natureza inter-transdisciplinares, interdepartamentais, interunidades e interinstitucionais, capazes de conferir a estas produções o mérito que elas necessitam ter para se pleitear, mediante suas apresentações, captação de recursos junto a órgãos de fomento oficiais, oportunizando-lhes mais e mais qualidade.
 
Vislumbra-se, com a criação do SEPEC, a possibilidade de ações mais integradas e complementares entre atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, capazes de reunir pessoas, idéias, projetos e instituições em torno de objetivos comuns e de gerar referências em ações educacionais de mais e mais qualidade para os ensinos fundamental e médio em nosso país.

ATOS ADMINISTRATIVOS

AGENDA INSTITUCIONAL

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Acessos Hoje:10129  Total Acessos:36008946